Regras do Final de Semana SOTA Brasil 2021

Versão 6.21.0718

Nossos agradecimentos pela participação de todos. Não se esqueça de enviar o seu log. Em seguida divulgaremos os resultados.

I. Datas e Horários

Início: sábado, 17 de julho de 2021 à 0h00 UTC.
Término: domingo, 18 de julho de 2021 às 23h59 UTC.

II. Comissão Organizadora

Fazem parte da comissão organizadora

  • LU1MAW, Alejandro;
  • PU1TEE, Weslley;
  • PY1II, Douglas,
  • PY1JR, Júnior e
  • PY1SR, Samuca

que além da organização e divulgação do evento estão encarregados de dirimir dúvidas, apurar resultados, declarar vencedores e entregar prêmios.

III. Objetivos do Evento

  1. Divulgar e promover o SOTA em todo o território nacional;
  2. Incentivar o maior número possível de ativadores a realizar suas ativações em montanhas de associações SOTA brasileiras neste terceiro final de semana cheio de julho;
  3. Incentivar caçadores a fazer contatos com o maior número possível de ativadores (brasileiros ou estrangeiros);
  4. Incentivar radioescutas a fazer o maior número possível de escutas de QSOs entre ativadores (brasileiros) e caçadores (brasileiros ou estrangeiros) conforme as regras do SOTA.

IV. Regras Gerais

Todas as operações, tanto de ativadores, como de caçadores e radioescutas, devem seguir as orientações das Regras Gerais do SOTA e do Guia do Ativador.

Documentos Referenciados:

V. Regras Específicas

a) Os participantes poderão participar em uma ou mais das seguintes categorias:

  1. CABRA MONTESA que compreende os ativadores que almejam acumular o maior número de pontos de ativação¹, ativando o maior número possível de montanhas durante o evento;
  2. TUBARÃO BRANCO que compreende os ativadores que almejam fazer o maior número de contatos em uma só montanha durante o evento;
  3. ONÇA PARDA que compreende os ativadores que almejam fazer o maior número de contatos S2S, isto é, contatos com outros ativadores (brasileiros ou estrangeiros) durante o evento.
  4. BICHO PREGUIÇA que compreende os caçadores que almejam efetuar o maior número de contatos com ativadores SOTA (brasileiros ou estrangeiros) durante o evento;
  5. CORUJA ORELHUDA que compreende os radioescutas que almejam efetuar o maior número de escutas entre ativadores (brasileiros) e caçadores (brasileiros ou estrangeiros) durante o evento, conforme as regras do SOTA.

¹ Pontos de ativação são os pontos que o ativador recebe ao ativar uma montanha. Eles variam de 1 a 10 conforme a altitude da montanha ativada.

b) Para ativadores, cada contato com o mesmo caçador em bandas ou modos diferentes conta como um novo QSO.

c) Para ativadores, cada contato com o mesmo caçador a partir de uma montanha diferente conta como um novo QSO.

d) Para caçadores, cada contato com o mesmo ativador em bandas ou modos diferentes conta como um novo QSO.

e) Para caçadores, cada contato com o mesmo ativador em uma montanha diferente conta como um novo QSO.

f) Os logs devem ser enviados para o SOTA Data até as 23h59 UTC do dia 25/07/2021.

g) Da mesma forma, os logs devem ser também enviados para finaldesemana@sota.qsl.br até 23h59 UTC do dia 25/07/2021 no formato Cabrillo. O assunto do e-mail e o arquivo Cabrillo devem estar nomeados apenas com o indicativo utilizado pelo operador durante a operação. Por exemplo: pu1jgk.log. No corpo do e-mail o participante deve indicar em qual categoria ele pretende competir. Será permitido também o envio do log em formato CSV que é o formato fornecido pelo próprio SOTA Data ao se fazer o donwload dos logs.

h) É possível participar em mais de uma categoria, entretanto é necessário o reenvio do log por e-mail para cada categoria que o participante participar. Em outras palavras, se o participante quiser participar em mais de uma categoria, deverá enviar vários e-mails confome a alínea g) dessas regras específicas, um para cada categoria.

i) Serão distribuídos prêmios para os vencedores de cada categoria. O prêmio é um kit composto por Caneca, Squeeze, Chaveiro e Adesivo, todos com a marca do SOTA Brasil.

j) Entretanto, para a validação da operação e efetiva entrega dos prêmios, os ativadores devem fazer o mínimo de um contato com pelo menos quatro caçadores diferentes, independente de banda e modo, em cada montanha ativada conforme as regras do SOTA e devem enviar foto das coordenadas geográficas do pico em um dispositivo de GPS ou aplicativo de celular e ainda fotos ou vídeos da ativação em geral no e-mail supracitado acompanhando o log.

k) Para a validação da operação e efetiva entrega dos prêmios aos caçadores e radioescutas, os logs serão eventualmente verificados e cruzados com as informações dos ativadores no SOTA Data e nos logs recebidos via e-mail.

l) Em caso de empate entre dois ou mais ativadores será declarado vencedor em cada uma das categorias aquele que:

  1. tiver ativado mais montanhas durante o período do evento;
  2. tiver feito o maior número de QSOs S2S (pico a pico);
  3. tiver feito o maior número de QSOs em geral;
  4. estiver na frente no Ranking Geral do SOTA no dia 16/07/2021.

m) Em caso de empate entre dois ou mais caçadores será declarado vencedor aquele que estiver na frente no Ranking Geral do SOTA no dia 16/07/2021.

n) Em caso de empate entre dois ou mais radioescutas será declarado vencedor aquele que estiver na frente no Ranking Geral do SOTA no dia 16/07/2021.

o) Será distribuído certificado de participação em formato digital para todos os participantes do evento.

p) O auto-spot via Internet, Whatsapp ou quaisquer outros meios eletrônicos é permitido sem sanção alguma para o ativador. Os contatos inseridos no log, porém, devem ser efetuados exclusivamente via rádio-frequência.

q) Preza-se o uso ética operacional.

r) As questões não previstas nessas regras ou quaisquer dúvidas que possam surgir serão deliberadas pela comissão organizadora, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis. A participação no Final de Semana SOTA Brasil 2021 implica a aceitação sem reservas dessas regras.

Petrópolis, 18 de julho de 2021.

Anterior

Final de Semana SOTA Brasil 2021