SOTA é para todos!

A radioescuta é um hobby muito difundido desde os primórdios do rádio. Vocẽ provavlemente já deve ter ouvido também o termo SWL para designar essa atividade. SWL é a abreviatura para Shortwave Listening que ao pé da letra poderia ser traduzido em português como "escutando ondas curtas". Tanto o termo radioescuta como SWL podem ser utilizados não apenas para designar a atividade em si como também para indicar o próprio praticante do hobby. No SOTA, radioescutas são, portanto, aqueles amantes do rádio em geral que tentam ouvir com seus equipamentos (que vão de um simples walkie talkie a receptores e transceptores de última geração) os contatos efetuados entre ativadores e caçadores.

Dicas de Operação

1. Procurar uma Ativação

Da mesma forma que os caçadores, a maneira mais eficiente de se encontrar uma ativação como radioescuta é através do site SOTAwatch. Aí você encontra Spots de ativações que estão ocorrendo naquele momento e que te possibilitam ouvir os diversos contatos entre ativadores e caçadores imediatamente. Além disso, há também os Alertas de Ativação que são anúncios de futuras ativações. Dessa forma você pode se planejar para tentar ouvir as ativações com toda a tranquilidade nos próximos dias.

Muitos caçadores, aliás, além de fecharem o QSO (=contato) com o ativador via rádio, ficam "corujando" toda a ativação, isto é, continuam a ouvir o ativador no alto da montanha fazendo outros contatos com outros caçadores. Ou seja, além de participar como caçador, esses radioamadores também participam como radioescuta, uma forma de duplicar a diversão.

2. Operação

Ainda que seja verdade que é possível escutar os QSOss entre ativadores e caçadores utilizando um HT caso a operação seja em VHF ou UHF, se você não é radioamador a melhor maneira de se captar um contato durante uma ativação é utilizando bons receptores de ondas curtas. Hoje em dia há no mercado inúmeros equipamentos desses a preços acessíveis. Procure por equipamentos da Crane, Grunding, Sony ou Tecsun na Internet. E para mais informações sobre radioescuta clique aqui para acessar o canal de Danilo Nonato, um dos maiores radioescutas do Brasil.

Não se esqueça de anotar as principais informações do que você ouvir do contato entre ativador e caçador, tais como data, horário (QTR), frequência (QRG), modo, indicativo de chamada de ambos e identificação SOTA da montanha onde ocorre a ativação. Essas informações serão necessárias na hora de enviar o seu log para o SOTA Data.

3. Enviar o Log

Envie o seu log para o SOTA Data, o banco de dados mundial dos QSOs efetuados por todos os participantes do programa, tanto radioescutas como ativadores e caçadores. Ao inserir o seu log no sistema você passará a participar automaticamente do ranking de radioescutas e poderá adquirir diplomas na medida em que for acumulando pontos a cada escuta.

Clique aqui para assistir a um vídeo sobre como enviar o seu log como radioescuta para o SOTA Data.

Próximo

Radioescutas