O outro lado da mesma moeda

Com um simples HT já é possível participar do SOTA como caçador. Mas a brincadeira não acaba por aí. Ela, na verdade, está só começando. Quanto mais poderosa a sua estação, maiores são as possibilidades de você fechar contato com um colega que esteja ativando no seu Estado, próximo a você, ou bem distante nos EUA, Europa ou do outro lado do mundo.

Dicas de como realizar uma Caçada

1. Procurar uma Ativação

Ao invés de você ficar correndo as bandas aleatoriamente em busca de ativações, tentando ouvir um chamado de CQ SOTA, CQ SOTA, a forma mais eficiente de se encontrar uma ativação é através do site SOTAwatch. Ali você encontrará spots de ativações que estão ocorrendo naquele momento e que te possibilitam caçar imediatamente. Além disso, há também os alertas de ativação que são anúncios de futuras ativações. Dessa forma você pode se planejar para tentar caçar como toda a tranquilidade nos próximos dias.

2. Operação

Após escolher a ativação a ser caçada, a operação não é muito diferente de quando você está caçando uma atividade comum de DX. Basta sintonizar na QRG (=frequência) divulgada, aguardar o momento certo no pile-up e fechar o QSO (=contato). Alguns caçadores, entretanto, principalmente nas operações em VHF, preferem se deslocar a pé, de bicicleta, de moto ou de carro com suas estações portáteis para locais com mais possibilidades de se efetuar o QSO com sucesso. De uma forma ou de outra, a diversão é garantida.

3. Enviar o Log

Após fechar o contato com o ativador você deve enviar o seu log para o SOTA Data, o banco de dados mundial dos QSOs efetuados por todos os participantes do programa, tanto caçadores como ativadores e radioescutas. Ao inserir o seu log no sistema você passará a participar automaticamente do ranking de caçadores e poderá adquirir diversos diplomas e troféus na medida em que for acumulando pontos a cada caçada.

Clique aqui para ver um vídeo sobre como enviar o seu log como caçador para o SOTA Data.

Anterior Próximo

Caçadores