O sistema de casas

Sistema de Casas - SotA Brasil

Talvez uma das características mais marcantes de Shroud of the Avatar seja o sistema de casas. Ele é um dos sistemas mais completos e complexos já desenvolvidos nos últimos tempos e nesse artigo revelaremos as principais características dele e como fazer para adquirir um lugar em Novia para chamar de seu lar.

O que é o sistema de casas?

O sistema de casas permite que qualquer avatar possua um lugar para chamar de seu no mundo. E o mais importante: o local que você escolher chamar de lar não é instanciado, o que faz com que qualquer um que passe na região, se depare com sua casa, vila, castelo… ou mesmo cidades! Sim, nesse sandbox, os avatares também tem a possibilidade de cuidar de cidades inteiras (os POT – Player Owned Town), onde personalizam da forma como quiserem a região e podem convidar outros avatares para aumentar a sua população depois.

Diferenças entre cidades de jogadores e npcs

Existem três tipos de cidades no jogo:

NPC Town: são as cidades que não podem ser controladas por jogadores e que também podem ter quests disponíveis, fazendo parte da storyline do jogo. Ex: Ardoris, Harvest.

POT (Player Owned Town): cidades controladas e personalizadas por jogadores (chamados de Governantes). Isso inclui a possibilidade de adicionar taxas extras para os moradores, bem como acionar o modo PVP. Ex: Wizard Rest, Ordinis Mortis.

PRT (Player Run Town): cidades de NPC que não são controladas/personalizadas por outros jogadores e que não faz parte da storyline do jogo. Ex: Redmill.

É possível identificar se a cidade que você está entrando é de NPC ou não, observando o aviso tanto ao manter a seta do mouse em cima das cidades ou então na interface principal da região onde você está.

Lotes

Para você ter uma casa em alguma cidade, inicialmente você precisa ter um lote. Além de venda direta em mercantes dos próprios jogadores, os lotes atualmente podem ser adquiridos de três formas:

Obsidian Crown Vendors: que vendem qualquer lote a partir de COTOS (que podem ser adquiridos como loot em aventuras ou comprando via AddOn Store)

Loteria: a cada atualização mensal, existe uma loteria onde você pode ganhar um lote de qualquer tamanho. Para adquirir um número de loteria, procure o npc no segundo andar de banco de uma cidade e adquira por 5.000 ou 10.000 ouros um número para concorrer.

AddOn Store: na loja do jogo é possível comprar diretamente lotes tanto de forma avulsa, quanto de bundles.

Além disso, existem dois tipos de lotes disponíveis:

Place Anywhere: lotes que você poderá colocar em qualquer cidade, independente de ser NPC ou POT;

POT: lotes que só serão aceitos em POT.

Que também podem ser:

Tax-Free: lotes que não precisam pagar taxas diárias para se manter;

Taxed: lotes que precisam pagar taxas diárias para se manter. Quanto maior é o lote, maior é a taxa que é necessário pagar diariamente.

Ainda sobre as taxas, se o lote estiver em um POT, verifique se o Governador não fixou uma taxa da própria cidade para manter seu lote por lá (não parece ser uma prática comum ainda, mas futuramente pode ser).

Tamanho dos lotes

Cada town crier das cidades indicará quais são os lotes disponíveis e respectivos tamanhos. Nessa imagem comparativa é possível ter ideia da diferença de tamanho de cada tipo de lote:

lot_sizes

 

O Row lot é o único tipo de deed onde é necessário uma casa para usá-lo. Os demais tipos dão uma variedade maior de personalização.

Casas

Uma vez que você adquiriu seu lote e o posicionou em alguma cidade, é hora de escolher entre os inúmeros tipos de casas para então começar a decorá-la. Além disso, também é possível adicionar porões para que o espaço disponível para personalização fique ainda maior.

village_home

stone_home viking_homecabana_home

 

 

 

Exemplos de todas as possíveis opções de casas podem ser encontradas na cidade “Hometown” em Novia.

Observação: Você pode setar o seu “recall point” a partir de sua casa, bastando acioná-lo no menu principal dela:

Permissões

Assim que você adicionar a casa em seu lote, também poderá colocar permissões para ela. As permissões possibilitam que outros jogadores possam usar partes de sua casa para uso próprio. No caso de quartos, é possível, inclusive, alugá-lo o para outros jogadores por uma certa quantia de ouro.

permissões_casa

A imagem acima é a interface onde você configura as permissões de cada lote. Ao adicionar jogadores, você pode colocar um dos quatro tipos de permissão para ele:

Co-Owner: Terá acesso irrestrito a não ser de modificação do tipo de casa e lote.

Trustee: Pode interagir, mover, pegar, abrir, adicionar itens.

Kindred: Pode interagir, mover, pegar, abrir, adicionar itens. Opção mais simples que a anterior, caso você queira adicionar os acessos à todas as pessoas da guilda, por exemplo.

Guest: Permissão apenas para entrar na casa, mas não consegue qualquer outro tipo de interação.

Além disso, existem outras duas opções:

Guild Chapter House: permite que sua guilda tenha acesso à casa e interagir com todos os objetos. Cuidado com essa opção, já que qualquer membro de sua guilda por ter acesso aos itens da casa. Além disso, guild officers tem acesso “Trustee”.

Lock Doors: você pode fechar as portas de sua casa e não deixar qualquer jogador com acesso à ela (a menos que esteja em sua lista de acesso).

Banned: irá impedir que os jogadores dessa lista tenha qualquer acesso ao lote.

Decoração

Talvez seja uma das partes de maior imersão e diversão no mundo do SotA. Você pode decorar a casa da maneira que você quiser, respeitando apenas os limites de itens de cada tipo de casa. Desde casas acolhedoras até prisões escuras e bolorentas, o que vale nesse momento é a sua própria criatividade.

Importante dizer que cada item que você adicionar à casa poderá estar sujeito à todas as permissões citadas anteriormente. Fique atento!

Referências e links úteis

Player Housing Primer: guia sobre o sistema de casas criado por Silis.

Comprehensive Permissions Guide: guia sobre o sistema de casas e suas permissões por Rosemourne

Sota Housing: site com informações, calculadoras para auxiliar nas decorações e venda de casas.

Já tem sua casa para chamar os amigos? Não se esqueça de verificar a lista de emotes e mesmo o sistema de música para tornar a experiência ainda mais divertida!

Deixe uma resposta